sexta-feira, 16 de maio de 2014

Torta de Maçã Americana

Oi Gente!!

Passando rapidinho para dar a receita da tortinha de maçã que fiz pro dia das mães, boas pra fazer nesse fim de semana.

 É aquela típica tortinha americana sem creme, mas com aquele recheio quentinho de maçã com canela que combina perfeitamente com sorvete de creme.

Aprendi no meu intercâmbio e apaixonei!!! Então, como me lembrou uma amiga: a Tortinha da Vovó Donalda!!!



Só tem um probleminha.... Eu faço a Receita meio de olho, pelo que me lembro dos eua, misturando com uma que vi na internet, então espero que dê certo pra vocês!!!

Ingredientes:
Massa
400g de farinha de trigo
200g de manteira sem sal
1 pitada de sal
1/3 de xic. de açúcar
3 colheres de sopa de água gelada
1 ovo batido com um pouquinho de água

Recheio
1kg de maçãs - descascadas e cortadas em cubos - quanto maior a variedade de maçãs melhor, eu usei verde, nacional, argentina e gala
1/2 xic de açúcar (mais ou menos isso, vá colocando e provando, eu gosto quando fica um azedinho adocicado, pra não ficar enjoativo)
canela em pau - uns 3 pedaços
suco de um limão

Modo de Fazer
Para a massa misture a farinha, o sal e o açúcar, vá adicionando a manteiga gelada e misturando com as mãos até obter uma farofa molhadinha. Por fim, coloque as 3 colheres de água aos poucos para atingir o ponto de massa (se atingir o ponto antes, não coloque toda a água para não ficar melequento). O ponto de massa é aquele que ela fica homogênea e não gruda mais na mão nem na vasilha, boa para abrir com o rolo. Cubra a vasilha com plástico filme e leve a geladeira.

Para o recheio, coloque as maçãs com o suco do limão e a canela em uma panela grande e leve ao fogo baixo e mexa de vez em quando. Depois que ela soltar bastante líquido, coloque o açúcar e vá provando e mexendo. Quando ainda der pra ver os quadradinhos das maçãs - antes delas virarem um purê - mas elas já estiverem macias, pode apagar o fogo.
Essa foto foi antes de dar o ponto, na hora em que comecei a colocar o açúcar.


Montagem:
Você pode montar uma grande torta em um pirex redondo ou mini tortinhas (que dá bem mais trabalho) em forma de cupcakes como eu fiz. Se usar a forma de cupcake recomendo colocar papel manteiga por baixo (ou forminhas de cupcakes mesmo) para facilitar a retirada delas sem quebrar. Se fizer no pirex sirva nele mesmo.

Espalhe farinha de trigo sobre a superfície de trabalho - bancada, mesa de vidro... -  e pegue metade da massa e abra. Tente formar um círculo que não precisa ser perfeito. Coloque o círculo de massa no pirex de modo que cubra o fundo e as laterais. Amasse delicadamente para forrar o pirex e apare as bordas que sobraram, lembre de deixar uma beirinha extra para "colar" a parte de cima. Coloque o recheio, até ficar altinho no meio. Abra um segundo círculo de massa e cubra a torta. Una as bordas com um garfo e retire o excesso. Se sobrou massa você pode fazer tirinhas e entrelaça-las sobre a torta como a imagem abaixo. Faça furinhos na massa de cima com um palito, pincele a mistura de ovo e água e leve ao forno até dourar. 



Tortona...

...ou mini tortinhas!! hmmm!!
Sirva quente acompanhada com sorvete de creme e aproveite!!


Com sorvete de creme, amêndoas e calda de caramelo.





 Espero que gostem da receita!! Juro que é uma delícia e facinho de fazer!!

Beijoos

Nenhum comentário:

Postar um comentário