segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fiquei noiva e vou casar em Belém... e agora?!?

Oi Gente!!

Bom, no último mês duas amigas ficaram noivas e eu super feliz com a notícia me prontifico logo a ajudar, porque né? Eu amo esse assunto, acho que sou do time das doidinhas que vão adorar tudo que envolva casamento pra sempre. hehe. Normalmente, as dúvidas são as mesmas e os conselhos que dou também. Então fiquei pensando se não teriam outras noivinhas que nos leem e que poderiam aproveitá-los também e resolvi fazer esse post com algumas diquinhas, claro baseadas na minha experiência e na minha opinião. Algumas valem pra qualquer lugar, outras são bem específicas para a nossa cidade e para alguns tipos de festas de casamento. Mas espero dar uma luz a quem está entrando nesse mundo dos preparativos.

1. Você ficou noiva!! Que lindo, primeiramente curta esse momento, divida a alegria com suas amigas e sua família. Se acostume a falar "meu noivo" e com a aliança/anel que agora está no seu dedinho. Ok, já conseguiu parar de olhar pro dedo?? Então é hora de pensar: o que você espera do seu casamento. Ainda não é hora de pensar nas questões práticas. Pense se vai casar no religioso ou só no civil, ou ainda se vai ser só uma comemoração para juntarem as escovas de dente sem cerimônia. Se gostaria de um festão ou apenas uma pequena reunião de familiares e amigos mais íntimos. Se prefere casamentos de dia ou de noite. E claro, converse com seu noivo sobre tudo isso, para que cheguem a um estilo. Algo que agrade os dois. E vá reunindo informações sobre isso: fotos salvas no computador, no celular, revistas, contatos de fornecedores... 

2. Agora vem a parte prática e às vezes chata, mas quanto antes você defini-la, mais fácil preparar o dia dos seus sonhos: quanto vocês pretendem gastar e quem vai pagar? Estas são duas perguntas muito importantes para definir todo o resto. Claro que você pode estipular um orçamento médio, que pode variar um pouco pra mais ou pra menos, mas é com ele em mente que você vai poder definir o restante. A questão de quem vai pagar também é muito importante, não existe mais uma regra quanto a isso. Alguns noivos bancam suas festas sozinhos, às vezes as famílias pagam juntas, às vezes só uma, às vezes cada um ajuda dando um item da festa, enfim, vai depender da condição econômica e da disponibilidade de cada um dos envolvidos. O importante é deixar isso bem definido para não haverem surpresas - e muito menos stress - na hora de colocar a mão no bolso. Uma coisa deve ficar clara: a festa é dos noivos, independentemente de quem pague por ela. Mas claro que se os pais estão bancando eles devem ter mais liberdade em determinados itens como a lista de convidados para convidar amigos deles - respeitando o estilo do casamento, alguns itens a serem oferecidos na festa e lógico o valor a ser pago por qualquer serviço ou produto.

3. A Igreja. Se você optou por casar em uma Igreja católica fique atenta: algumas Igrejas em Belém são disputadíssimas e se você tem uma data ou uma Igreja em que sonha em casar é bom reservar o quanto antes. Pelo que me lembro da minha época, comecei a procurar em maio/2012 para junho/2013: Santo Alexandre e Sé já estavam com a agenda aberta e no caso da Sé lotada, em Sto. Alexandre entrei na lista d espera do dia 29/06 e acabei ficando com a minha data linda. Para reserva-la tive que pagar 20% da taxa da Igreja. Lembro que a Trindade abriria a agenda em junho/2012 e a Basílica, pelo que sei, abre todo ano no dia 01/08, pra qualquer mês do ano seguinte, o que faz noivos irem pra fila de madrugada para garantir suas datas, principalmente se for para o primeiro semestre. Essas foram as Igrejas que procurei, mas sei que nesses 2 anos algumas coisas mudaram e parece que as datas têm se esgotado cada vez mais rápido. Algumas Igrejas tem pré-reserva, o que facilita, mas não são todas. Sendo assim, se vai ter Igreja católica: corra. Alguns meses como maio, junho, setembro e novembro são ainda mais concorridos.

4. Lista de Convidados e Local da Festa. Se você tem uma data da Igreja, precisa conseguir casar com a data do salão. Então, também é bom se adiantar nesse ponto. Sei que salões como Maison Pomme Dor, Usina, Assembleia Paraense (campestre ou social), Hangar e Crowne Plaza também tem agendas bem lotadas. Apesar de eu achar que o salão é algo mais contornável, vez que temos mais opções também é bom se adiantar. Se você não vai casar na Igreja é bom começar por aqui, pois é a partir da data do salão que você pode procurar a disponibilidade dos demais profissionais. Lembre-se: ao escolher o salão você já precisa saber mais ou menos quantas pessoas vai convidar. Claro que se você tem um ano de antecedência ainda não vai ter a lista fechada, mas não adianta alugar um salão como o do parque da residência - para 100 pessoas - e acabar com 350 na lista. A partir desta primeira lista, muitas coisas serão definidas, apesar de ela poder variar para mais ou para menos (nunca vi variar pra menos... hehehe).

5. Cerimonialista. Se você pretende contratar uma cerimonialista, ou assessoria de eventos, para lhe ajudar a preparar o casamento - e não só para o dia da festa - esse deve ser o próximo passo. Com a média de convidados, data e local da cerimônia em mãos você deve escolher o profissional que lhe acompanhará em todos esses preparativos, lhe dando dicas preciosíssimas, recomendando fornecedores, pedindo orçamentos.... Apesar de termos um bom número de profissionais dessa área em Belém, a maioria não trabalha somente com casamentos e os bons são bastante requisitados, tendo as vezes a agenda toda lotada já no início do ano. 

6. Decoração e Fotografia. Acredito que as dicas acima estejam de acordo com a realidade da maioria das noivas, mas essa última dica é mais específica e tem a ver com a minha experiência. Eu já tinha em mente a equipe de decoração que queria, cheguei a orçar com outras pessoas, mas sabe quando desde o início você já sabe que quer aquela pessoa?? Então fui a primeira vez na minha decoradora antes mesmo de ter a resposta se teria a data em Santo Alexandre. O que foi ótimo porque ela me aconselhou sobre as minhas segundas opções de Igreja em termos de decoração e me afirmou as referências que eu tinha de cerimonialista. Garanti minha data logo de cara e não corri riscos. Mas não sei se é um item tão urgente já que temos diversos profissionais bons no mercado e muitos fazem mais de um evento por data. Quanto à fotografia, também é algo bem pessoal. Eu tinha uma determinada empresa em mente e fotografia era um dos itens prioritários pra mim, pois é a lembrança que fica eternizada daquele dia. Infelizmente a empresa que eu queria já não tinha nenhum sábado de junho de 2013 quando procurei, em maio de 2012. Eles me indicaram outras empresas com trabalho semelhante e pude escolher com mais calma, mas ainda assim fechei assim que encontrei o que eu queria. 

Bom, acho que é isso. O post ficou um pouco longo, mas acho que é essencial. Lembrando que a antecedência nos preparativos lhe permite fechar melhores preços também, eu, por exemplo, fechei quase tudo com a tabela de 2012, mesmo casando em 2013, o que me garantiu bons preços. Fora que a gente consegue sonhar, idealizar e planejar muito mais.

E aí noivinhas?? Gostaram?? Já começaram as pesquisas? E as que já casaram?? Também começaram por aí?? Ou tem dicas diferentes?? Conta pra geente que a gente adora!!

Beijoos

2 comentários:

  1. Lih, agora vou ser mais assidua do que nunca nesse blog. Esse teu posto foi muito esclarecedor e vai ajudar muitas noivinhas (ai to
    Adorando me intitular assim), que assim como eu estão meio perdidas sobre por onde comercar. Obrigadaa! Bjos, Debora Pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debby, que bom que gostastes. A intenção é ajudar!!! E já sabe, qualquer dúvida não esclarecida, é só falar!! Beijoos

      Excluir