quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Véu da Noiva I

Oi Gente, 

Tiramos umas feriaszinhas e o blog ficou parado, mas já estamos de volta! 

O post de hoje tava muito longo então resolvi dividir em dois. A ideia é tirar algumas dúvidas que tive enquanto noiva e que sei que são compartilhadas por algumas noivinhas aí. Claro que não sou nenhuma "autoridade" no assunto pra escrever algum tipo de manual, mas espero poder ajudar! Então, vamos em frente.



1. Usar ou não usar Véu?
Acho que essa é a primeira questão a ser resolvida. Porque o uso do véu não é obrigatório (a não ser que seja na sua religião) e nem proibido pra ninguém! Aquele papo de que véu é só pra noivas novinhas, que grávida ou segundo casamento não pode já se foi há muito tempo! Então você tem que decidir com base no seu estilo, no estilo do seu casamento e, claro, se o casamento for religioso levar em conta as orientações da Igreja que você escolheu casar.
O véu tradicionalmente significa a pureza da noiva, o que não significa necessariamente ser virgem, mas que daquele momento em diante ela se entrega puramente ao seu marido. Em algumas religiões como na tradição judaica ele é colocado sobre o rosto da noiva em um determinado momento da celebração para representar que o noivo não está casando com ela por sua beleza.
O véu também pode ser um acessório usado, por exemplo, para tornar um vestido decotado em algo mais recatado para a cerimônia religiosa, disfarçando decotes profundos nas costas ou mesmo a ausência de mangas.
Já vi noivas lindíssimas sem véu, mas eu admito, não me imaginava noiva sem ele. Acho que dá totalmente a sensação de noiva princesa! Mas é uma escolha bem pessoal!

Um belo exemplo de noiva sem véu foi Thayla Ayala em seu casamento na praia,
deixando a mostra o lindo decote do vestido de Samuel Cirnasck. 


2. Comprimento do Véu
Basicamente temos véus longos, os chamados catedral, médios, também chamados capela, os curtos e as Voilettes. O que escrevemos a seguir não são regras rígidas, mas somente sugestões de em que situações cada tipo de véu se enquadra melhor. Claro que o que é determinante é o gosto e a personalidade da noiva.

Em Inglês, uma ideia dos diversos comprimentos de véus.

O Véu Catedral como o próprio nome diz é mais indicado para Igrejas grandes e casamentos sofisticados. Costuma ter de 3 a 5 metros e para que ele fique bem colocado a nave da Igreja deve ser grande o suficiente. Eu particularmente prefiro esse tipo de véu para casamentos a noite, pela imagem de sofisticação que ele passa e pelo tipo de vestido com o qual ele combina. É o véu tipo princesa e sempre foi meu sonho casar com um desses =)

A Patrícia casou na Igreja de São João Batista e Nsa. Sra. das Graças com um lindo véu Catedral.
Viram como ele compõe perfeitamente com o tamanho e a imponência da Igreja?

Vale usar foto do próprio casamento? hehe. Bom, meu véu era catedral de duas camadas
(a de cima era na altura do cotovelo) e tinha cerca de 4 metros de tule.
Casei na Igreja de Santo Alexandre.


O Véu Capela é aquele do comprimento do vestido, podendo passar um pouquinho. É indicado para Igrejas menores, que deixariam um véu tipo catedral "espremido" na nave. Também acho apropriado para casamentos de dia em que a noiva não queira usar véu curto. Já vi uma regra de que casamentos de dia precisam ser com véu curto e discordo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os casamentos diurnos são super comuns e nem por isso as noivas abrem mão dos véus maiorzinhos. Também acho legal pra quem vai casar em lugares menores como restaurantes com cerimônia civil, mas não abre mão do véu. Não sei se não dei sorte, mas não encontrei nenhuma noivinha paraense com esse comprimento de véu.

O mais lindo exemplo pra mim foi a Kate Moss,
 que casou de dia com o véu super adequado.



Os Véus Curtos podem variar da altura dos ombros, cotovelos, ponta dos dedos ou joelhos. Normalmente são usados em casamentos diurnos e a altura varia de acordo com o vestido, o gosto da noiva e a própria pompa do casamento. Gosto de todos, menos do na altura da ponta dos dedos pois normalmente "briga" com o buque, especialmente se for do tipo "blusher" que cai sobre o rosto da noiva, sobre o qual falaremos mais a frente. Acho que era o véu mais usado nos anos 90, início dos anos 2000 ( me corrijam se estiver falando besteira), andou um pouco fora de moda e agora voltou com tudo. Inclusive como "segundo véu", falaremos disso no próximo post. Deve-se tomar cuidado com a altura do vestido -vestido e véu na altura do joelho não rola - e com o formato do rosto da noiva, caso se incomode com rosto redondo ou quadrado os véus na altura dos ombros destacam essa característica.

A Paula casou com o véu longo e o curto por cima,
deixando só o segundo, na altura dos cotovelos, para a recepção.
A duquesa de cambridge Kate Middleton usou um véu curto,
 na frente na altura dos cotovelos e atrás na altura das pontas do dedos. Lindíssimo!
A personagem Charlote da série Sex and the City também
usou véu curto com a altura indo dos ombros aos cotovelos.



A Voilette já foi muiiiito moda, depois nadaaaa moda, depois muuuuito moda de novo e agora tá do jeito que eu gosto: usa quem quer, quem combina com ela em estilo e personalidade. Acho que é o véu mais sem regras de todos, vale de dia, vale de noite, vale no cartório (ok, no cartório do forúm pode parecer meio exagerado), vale na praia, no campo... enfim. Acho que é muito mais uma questão de combinar com o estilo do vestido e a personalidade de quem usa. Dá aquele toque retrô que pode ser super romântico ou rocker e vai depender de todo o estilo. Acho inclusive que futuramente vai rolar um post só de voilettes pra verem como elas podem ser diversas.


A Beatriz casou ao entardecer, na Estação das Docas com uma linda Voilette do tipo birdcage
 ou de "telinha" como costumamos nos referir a essas que tem a trama mais abertinha.

Já a Tatiana usou o véu tradicional na Igreja e para a recepção
trocou por uma linda voilette de tule, com direito a fascinator.

Que tal?? Gostaram do primeiro post da série? Espero que tenha sido útil pras noivinhas! No próximo post vamos falar de acabamentos, tecidos e a colocação do véu, não deixem de ler!

Beijoos

2 comentários:

  1. Liginha, muito obrigada pela referência e deferência, chega a ser difícil de acreditar que eu, uma noiva tão simples e desligada, figure no mesmo planeta que essas meninas tão maravilhosamente lindas. O post está demais

    ResponderExcluir
  2. Muito legal alguém dar tantas informações sobre casamento em Belém. Por favor não esqueça de fazer a segunda parte quando voltar da pausa!

    ResponderExcluir