quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que a tia Cecé fazia?

Aqui em casa tudo é festa. Literalmente. Aniversário, batizado, casamento, casa nova, móveis novos, reforma no banheiro, e até velório. Tudo isso é motiv­o pra festa, sempre foi. Eu e a Lígia somos  irmãs nascidas e criadas em Belém. Nossa família é bem grandinha e gostamos de fazer tudo todos juntos, principalmente festa. Desde criança o momento de enrolar os brigadeiros era quase mais legal do que a hora de comer – com exceção de que a Tia Helô, nossa tia-avó, contava todos e guardava em cima da geladeira pra que só comêssemos na hora da festa. Toda essa expectativa, esse envolvimento, fez com que a preparação da festa fosse um momento de confraternização tão importante quanto a própria.

Nas nossas pequenas experiências de pesquisa de inspirações e fornecedores e coisinhas diferentes, sentíamos uma certa dificuldade de  encontrar dicas que dialogassem com a nossa realidade aqui de Belém. Dicas que realmente ajudassem a fazer festinhas mais legais, mais baratas, mais bonitas, mais modernas... Daí então nem fica muito difícil explicar o nosso objetivo aqui né? Esse blog vai tentar ser uma espécie de guia pra todo mundo que quer e gosta de planejar pequenas, médias e grandes comemorações tanto quanto a gente.
Porém, vale lembrar, sempre, que a gente não tem nenhuma pretensão profissional de ser um catálogo de serviços ou guia! O que a gente vai tentar fazer aqui é dividir as experiências que tivemos e teremos com fornecedores, locações, serviços, organizações... As nossas e as de todo mundo que a gente conhece e que já passou por esse momento tão gostoso de self party planner!
 Mas e quem é a tia Cecé na ordem do dia? A tia Cecé era uma prima da nossa avó. Ela foi uma das primeiras - senão a primeira - a oferecer em Belém o serviço de festa em um salão com Buffet. Ela morava numa casa linda na Rui Barbosa, onde funcionava o Jardim Buffet, que organizou e recebeu grandes festas e trouxe pela primeira vez muitas “tendencinhas” que a gente pratica até hoje!
Apesar de  não a termos conhecido, a Tia Cecé é uma figura muito presente no nosso ‘imaginário de festas’. Pra várias novidades a mamãe costuma dizer ‘ a tia Cecé já fazia isso há não-sei-quantos anos atrás’. Pra várias receitas a vovó costuma dizer ‘mas o melhor quindim/queijadinha/ (insira aqui um nome de qualquer coisa gostosa) era o da Cecé’.  E como a maioria das nossas referências de festa vem da família acaba que ‘A tia Cecé fazia’ é uma frase frequente aqui por casa...
Então se preparem que a gente já tá com vários posts mega legais no forno pra manter isso aqui movimentado. Vamos falar de organização, de produtinhos, fornecedores, roupitchas, locações, etiqueta, receitinhas... Enfim, tudo aquilo que envolve tudo o que pode parecer com uma festa.  Por que tudo nessa vida é festa, e festa não precisa necessariamente ser uma boda, ou uma grande comemoração. Festa também é aquele pequenino momento de alegria em que a gente faz um capricho aqui, outro ali, pra comemorar e receber quem a gente ama. Sejam 8 ou sejam 800 né?
Até Logo!

Lígia e Marina




Um comentário:

  1. A Cece mãe da minha queridíssima Angela, estava anos luz na frente... Bom gosto, carinho e competência eram sua marca registrada. Tudo o que fazia, desde um simples lanche para nos que estávamos estudando ou uma super festa, era pura elegancia e delicioso. Meu bolo de 15 anos foi o mais bonito que ja vi. Adorei o blog.

    ResponderExcluir