quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fazendo a festa em três dias


Já deu pra perceber que nessa nossa volta ao blog o foco tem estado, principalmente, em casamentos! Claro que com o casório da Lígia a caminho – faltam só 9 meses! – as experiências que temos com fornecedores, planejamento e etc., acabam gerando muita coisa pra gente conversar por aqui. Mas nem por isso vamos deixar de falar das pequenas festinhas do dia a dia, que a gente faz em casa mesmo, e geralmente são pras pessoas mais próximas e que gostamos mais ainda de receber, né não? Então hoje é dia de receitinha de “faça sua festinha em três dias”! 

Então hoje vamos fazer uma sugestão de menu e organização pra uma reunião de 12 a 15 pessoas, sem gastar muito e com comidinhas possíveis de ficarem prontas de véspera, sem dar muito trabalho. Claro que a sua vida fica mais fácil se você tiver uma secretária doméstica ou uma diarista que possa te ajudar na cozinha, mas se não tiver também tem como dar um jeitinho. 

Menu
A festa foi num sábado, em que eu ia trabalhar a manhã toda e tudo precisava estar meio pré-pronto. Ah, e detalhe, foi tudo combinado, organizado e decidido na quinta! Confirmação de que o menu daí de baixo dá certinho pra planejar e fazer em três dias. 

Primeiro decidimos quem ia levar o quê, e combinamos, para 12 pessoas, o seguinte menu:

Pra entrada encomendamos 100 salgadinhos lá da Eti Mariqueti. 

Pro lanche principal fizemos: 12 escondidinhos de carne seca e um sanduíche de forno de queijo e presunto. Os escondidinhos foram na medida, sobraram só dois ou três, pois algumas das meninas preferiram dividir um potinho. Já o sanduíche, sobrou um pouco menos da metade, mas como ele é feito com dois pães de forma inteiros, não tem muito como fazer menor.

Pra sobremesa encomendamos 15 cupcakes de sabores variados e fizemos 12 taças de uma sobremesa deliciosa de brigadeiro branco com morango (vamos dar a receita dela aqui, no Comida de Festa!),  encomendamos 50 docinhos – brigadeiros e casadinhos e mais um bolo de brigadeiro da casa das tortas.




Organização e planejamento

A festa era surpresa pra uma amiga e resolvemos fazer na sala de casa mesmo, e tudo foi combinado na quinta pra ser posto em prática no sábado. 

Os salgadinhos, os docinhos e os cupcakes foram encomendados. 

O resto foi feito no sábado de manhã mesmo. O escondidinho foi acomodado em potinhos individuais, o que permitiu que a gente pudesse esquentar em cinco minutos no micro-ondas mesmo, sem que ficasse ressecado, sabe como? 

Já o sanduíche, como não estraga muito fácil, ficou todo montado, pronto pra ir ao forno em banho maria, sendo 30 minutos suficiente. 

As tacinhas de sobremesa ficaram prontas desde a manhã também, mas elas podem ser feitas até na véspera e guardadas na geladeira!


Decoração
O legal de fazer festinhas em casa é que dá pra usar coisas simples pra decorar um ambiente menor e mais aconchegante. Como a festa era só pra meninas, resolvemos apostar no vermelho, fácil de combinar com tudo, e focamos nas flores!



A decoração da mesa se resumiu a uma bela toalha roubada da mamãe – aliás, a concepção da decoração é crédito da mamãe – e um buquet de rosas no centro da mesa de jantar. Algumas rosas foram cortadinhas mais curtinhas e colocadas em vasinhos menores pra mesa de centro do ambiente de estar, que combinaram com aqueles candelabrinhos ao fundo que a mamãe fez especialmente pra nossa festinha.



Pra dar um toque mais jovem e deixar com mais carinha de festa, compramos balõeszinhos em formato de coração e colamos eles na parede com um fiozinho metalizado na ponta. Os wrappers dos cupcakes com a estampa de oncinha também serviram pra quebrar um pouco do vermelho.


Pronto, taí nossa festinha planejada em três dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário