sábado, 9 de novembro de 2013

Diário da Noiva ::: A escolha do Vestido

Oi Gente,

Bom, resolvi falar logo de um dos temas que acho que mais gera dúvidas nas noivas (e curiosidade nos demais) O VESTIDO! Vou fazer dois posts sobre ele, esse sobre o processo de escolha de modelo, tecido, comprar, alugar ou mandar fazer e outro sobre a confecção com as fotos das provas, pra vocês verem ele virando realidade!

Então, muito, muito antes de ficar noiva, quando tínhamos somente alguns meses de namoro casar era um sonho distante, eu já olhava e salvava fotos de vestidos de noiva por aí. Como já disse, sempre fui muito romântica e desde pequena sempre sonhei com um vestido beeem princesa, se eu soubesse desenhar o que sempre imaginei vocês veriam como algumas coisas foram mantidas.

Com o sonho ficando mais próximo de se concretizar comecei a refinar minhas escolhas. Mas inicialmente salvava tudo que de certa forma me agradava, sem pensar se ficaria bom em mim, se combinava com a festa, se o noivo ia gostar, etc. E aconselho as noivinhas em fase inicial a fazerem o mesmo, primeiro porque isso já ajuda a saber do que você realmente não gosta, tipo: na minha seleção não tinha nenhum vestido muito decotado, a maioria não era tomara que caia e a maioria tinha saia volumosa. Isso já me ajudou quando comecei a experimentar alguns. Isso é outra coisa: não adianta pensar se tal ou tal decote fica bom até experimentar. Vestidos de noiva tem estruturas muito diferentes de vestidos comuns, então as vezes uma coisa que nunca lhe cai bem, pode ficar ótima!

Então vejam minhas primeiras referências...

Sim, inicialmente eu me apaixonei por essa coleção das princesas da Disney. Embora pouco tempo depois eu já não me imaginasse casando com algum deles - acho que aprecem fantasias - foi  bom ver que Cinderella e Belle foram minhas preferidas, o que já demonstrava minha preferencia por saias volumosas e vestidos não tomara-que-caia.

Tenho várias outras referências famosas, mas Grace Kelly foi a noiva mais linda de todos os tempos. Mesmo com meu vestido não tendo nada a ver com o dela, continuo dizendo que me inspirei. E Kate Middleton inspirou muitas noivas, comigo não seria diferente! Mais duas referências de saias ampla, vestidos comportados e apareceu a renda, que antes eu achava que não gostava.

Aí eu conheci o Elie Saab, nunca tinha ouvido falar, mas me apaixonei por simplesmente tudo que via dele! Só que até então só tinha visto vestidos como esses muitooo conceituais. Não dá pra casar na vida real com um desses né? hehe. Mas a ideia ficou na cabeça.

Até que me deparei com a coleção do Elie Saab para a Pronovias e me apaixonei por tudo. Menos pelo preço... hehe. Cerca de 20.000 reais um vestido, bem fora do meu orçamento. Mas esse foi o vestido mais inspiração pra mim e definiu o estilo do meu: Saia de tule, cintura marcada, renda no corpo e salpicada na saia, maguinhas e decote coração.

Bom, agora vem a parte que vocês descobrem o tamanho da minha loucura. Rs. Tudo isso foi antes de de fato decidirmos casar. Falávamos em casar, diríamos que seria em 2013, mas só entre a gente. Então em maio de 2012, marcamos a data. E aí sim, comecei a busca pelo vestido.

Antes eu pensava em comprar um vestido pronto, pensava até em comprar nos EUA. Sempre tive o sonho de ter o MEU vestido, então alugar era a última opção e achava que mandar fazer sairia muito caro. 

Então, fui atrás das lojas aqui em Belém, para ao menos vestir um vestido de noiva pra ter ideia do que acharia. Fui na Ellis Verline e não tinha NADA, nem próximo ao que eu queria. Mas mesmo assim experimentei um, que eu odiei, mas foi tanta emoção que me acabei de chorar. hahahahahaha #alouca Depois fui na Mariage e também não encontrei nada como queria. Masss já que tava lá, experimentei né? E claro, lagrimei de novo! Eu, a mamãe e a minha madrinha Bia que foi comigo.

Prova de vestidos na Mariage Noivas. Nada do que eu queria, mas já me sentindo super noiva... hahaha
 Assustada com a falta de opções de vestidos prontos - 80% deles eram tomara que caia, nada contra, mas eu não queria - e com o preço dos que encontrei, comecei a cogitar a ideia de mandar fazer. Conheci a Casa Bricolada da Manuela Porto que tem um trabalho lindo e a Dona Estela Rocha. Mas, ainda assim continuei na busca. Desisti de ir para os EUA comprar com medo de não encontrar o que queria e gastar dinheiro e tempo à toa.

Refinei mais ainda minha busca por referências e algumas coisas foram sendo realmente definidas...

Manguinha de renda, decote coração, muito tule, renda, saia volumosa, véu liso e de tule....
 Em Julho/2012 fui passar 15 dias no Rio (onde o Leandro morava) e decidi visitar algumas lojas. Fui na Pronovias, em Botafogo, e em uma outra em Ipanema que só fui por que já tinha marcado hora, porque a Pronovias foi a primeira e eu já tinha me encantado com um...

Vestidos Rejeitados: o tomara que caia que a moça tentou me convencer na Pronovias, mas que, apesar de lindo, não era o que eu queria. E o outro, que eu achei horrível e custava R$10.000,00! Sério cara!??! Saí dessa loja assustada... hehe
 Depois de experimentar vários vestidos na Pronovias, com um atendimento perfeito e a minha tia Ana Rosa muito paciente, encontrei O VESTIDO! Depois de mil fotos, uns 20 minutos, cabelo em coque, arranjo, véu eu tinha certeza que era ele, queria sair dali direto pra Igreja. Mas teria que fazer muitas mudanças: primeiro ele estava enorme, poderia pedir outro tamanho, mas que chegaria só em março e provavelmente precisaria de ajustes também. Ainda assim achava a cintura muito alta, o decote das costas alto e o da frente muito fechado. Fora o fato de que o bordado dele era meio sem gracinha.

Mas ainda assim tinha amado! Foi o vestido em que me senti mais noiva!

O vestido da Pronovias em detalhes.

Depois encontrei-o em um site... Lindo, lindo!
 Massss, a Dona Estela Rocha tinha me indicado algumas lojas de tecido para pesquisar no rio: a Nuance e a Casa Alberto. E lá fui eu atrás de rendas e tules... O Carlinhos, me atendeu na Casa Alberto e praticamente me convenceu de mandar fazer o vestido. Elogiou muitíssimo a Dona Estela e ressaltou as vantagens de se ter um vestido feito sob medida. Fiquei praticamente convencida.


Rendas e Tules na Nuance e Casa Alberto.
 Depois de muito analisar os valores, os prós e contras de fazer o vestido ou comprar o da Pronovias, fiquei com a primeira opção. Primeiro, porque eu teria que retornar ao Rio no mínimo mais duas vezes pra experimentar o vestido da Pronovias, depois que saía um pouquinho mais em conta mandar fazer e por último, mas não menos importante, porque eu amei a Dona Estela e ela me passou toda a segurança que eu precisava. 

Ainda bem que fiz essa escolha, pois emagreci 10kgs até as vésperas do casamento, o que em um vestido comprado poderia ser um problema, também pude fazer as modificações que quis no modelo e pra completar o Leandro veio morar em Belém em outubro de 2012, o que me tirou os motivos de voltar ao Rio com frequência. Ou seja, se tivesse comprado iria ter que viajar só para as provas.

Em setembro de 2012 fui ao Rio com a mamãe e compramos o tule e a renda na Casa Alberto, assim como os tecidos do vestido dela e da Vovó. Um estilista de lá também fez um croqui do modelo já com as alterações que eu queria. 

E o resultado vocês vêem abaixo.

De corpo inteiro: ele ficou bem parecido com o da Pronovias, com o mesmo X na cintura só que com a cintura bem mais baixa, pra alongar mais, do outro jeito achei que eu parecia meio grávida. hehe

Detalhes: o bordado é bem mais cheio que o original, que de fato era meio sem graça. E a manguinha era toda vazada, feita só no tule, enquanto a da Pronovias tinha tecido por baixo. essa foi montada exatamente no meu corpo, fazendo o desenho do jeito que eu queria.
Fora, tudo que eu já falei uma graaaande vantagem do vestido feito sob medida em relação ao comprado pronto é o peso. Normalmente, nos vestidos prontos a anágua faz parte do vestido, então, em vestidos de saiões como o meu o corpo do vestido acaba tendo que sustentar o peso do vestido e o da anágua. No meu eram duas peças separadas, então o peso da anágua era sustentado só pela cintura e o corpo só sustentava o peso do vestido em si. Isso ajuda a não ter que apertar tanto o vestido e não marcar a gordurinha debaixo do braço, especialmente em tomara-que-caia! hehe

E aí? Gostaram? Sei que o post ficou enorme, mas só assim pra contar essa história com detalhes!

Beijooos

2 comentários:

  1. Olá Lígia, caí no seu blog por acaso. Sou de Belém, mas vou casar no Rio. Seu vestido ficou incrível, esta costureira trabalha muito muito bem! Você pode me passar os contatos da Dona Estela? Abs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ligia! Seu vestido ficou lindo! Também me casarem em belem. Você pode me passar o contato da dona Estela? meu email heliana_g@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir